10 Filmes essenciais para sua vida profissional

Além de ser uma forma de distração e diversão para as pessoas, através do cinema é possível aprender e também ampliar os horizontes quando o assunto é a vida profissional.

Ao associar o cinema às reflexões sobre a sua profissão tem sido considerado uma ótima forma de incentivar o pensamento do profissional (ou futuro profissional) acerca dos direcionamentos do seu trabalho.

Pensando nisso, preparamos uma lista de filmes com histórias interessantes que irão além de proporcionar uma reflexão sobre as funções que são desempenhadas no trabalho são divertidos. Confira!

1. Wall Street: Poder e Cobiça

Wall Street

Dirigido por Oliver Stone, o filme conta a trajetória de Gordon Gekko (Michael Douglas) que traz importantes benefícios para os estudantes da área de negócios, sobretudo, no que respeito aos bastidores obscuros de Wall Street.

Dessa forma, esteja preparado para se deparar com temas relacionados à administração, como o valor da informação e como elas podem representar uma vantagem competitiva. O filme também faz diversas menções ao livro “A Arte da Guerra” (Sun Tzu).

Frases: “Uma batalha se ganha antes do confronto”. / “A principal coisa sobre dinheiro, é que ele faz você fazer coisas que você não quer fazer”. / “A ganância é boa”

Ano: 1987

 2. O Informante

o-informante_cartaz_220x283

Baseado em fatos reais, o informante (2000), dirigido por Michael Mann, mostra o real significado da ética e integridade no mundo dos negócios. O filme conta a históra de Lowell Bergman (Al Pacino), jornalista da CBS, e Jeffrey Wigand (Russel Crowe), cientista e ex-funcionário pesquisador de uma tabacaria que decide revelar segredos dos bastidores da sua antiga empresa.

Frases: “Se caráter é caro, eu pago o preço”.

3.Trucker: Um Homem e seu Sonho

200px-Tucker_The_Man_and_His_Dream

Produzido pelo renomado diretor Franz Coppola, o filme traz a biografia do projetista Preston Trucker (Marlon Brando), que pode servir como fonte de inspiração ara os futuros empresários. O filme traz como principal foco as alegrias e os sacrifícios do empreendedorismo.

Ano:1988

4. Cidadão Kane

22191110

Clássico da década de 40, dirigido por Orson Welles, o filme mostra a ascensão de um mito da imprensa americana. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, que de menino pobre do interior acaba por tornar-se o magnata de um império do jornalismo. Segundo Aditya Singhal, os dilemas éticos dos homens de negócios e os sacrifícios necessários para obter o sucesso profissional dão tom ao filme.

Frases: “Old age… It’s the only disease, Mr. Thompson, that you don’t look forward to being cured of.”

Tradução: Velhice… É a única doença, Sr. Thompson, da qual não se espera ser curado.

Ano: 1941

5. A Felicidade não se compra

20397971.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Estudantes poderão extrair uma das principais lições práticas de vida deste filme, dirigido por Frank Capra: dinheiro não compra felicidade. O filme também da década de 1940 conta a história de um “candidato” a anjo que recebe a missão de ajudar um empresário prestes a se suicidar.

Frases: “Lembre-se: você nunca será um fracasso enquanto tiver amigos. Obrigado por me ajudar a ganhar minha asa”.

Ano: 1946

6. como enlouquecer seu chefe

1eb56a953c37bdc7b12a3941c3dfbc66_jpg_290x478_upscale_q90

Dirigido por Mike Judge, como enlouquecer seu chefe traz uma sátira da rotina ordinária de muitos trabalhadores, abordando temas universais da vida de qualquer profissional, sendo o principal deles a relação com o chefe.

Frases: “Cada dia é pior que o dia anterior, então cada dia é o pior dia de minha vida”.

Ano: 1999

7. Enron: Os Mais Espertos da Sala

poster

Documentário, dirigido por Alex Gibney, conta a história de uma das maiores fraudes da história dos negócios nos Estados Unidos, onde alguns executivos da Enron, a 7a maior companhia do país fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único centavo. Esse filme deve fazer parte dodo repertório cultural de todo estudante de administração de empresas.

Ano: 2005

8. O poderoso chefão

20120876

Dirigido pelo mestre das belas artes, Francis Coppola, este clássico da década de 70, traz como lição para os estudantes da área de negócios a importância de construir uma boa rede de contatos e dos benefícios de ajudar as pessoas, para ser ajudado depois.

Frases: “I’m gonna make him an offer he can’t refuse.”

Tradução: Vou fazer uma oferta que ele não pode recusar.

Ano: 1972

9. O lobo de Wall Street

111145

O Lobo de Wall Street é um filme, dirigido por Martin Scorsese, baseado nas memórias de Jordan Belfort, o best-seller de mesmo nome. O Lobo de Wall Street conta a real história de um corretor de ações americano chamado Jordan Belfort, que entre os 26 e os 36 anos somou uma fortuna de bilhões de dólares. Interpretado por DiCaprio, Belfort torna-se um aventureiro que cresce por méritos próprios, nem sempre dentro da lei. Mostrando fielmente o retrato do mundo capitalista no qual vivemos, onde dinheiro, status, mulheres e luxo nunca são demais.

Frases: “Deixe-me contar uma coisa. Não há nobreza alguma na pobreza. Já fui pobre e já fui rico. E escolho ser rico toda a porra do tempo!”

Ano: 2005

10. Norma Rae

rae

Dirigido por Martin Ritt, o filme tem por foco o engajamento sindical, a partir da história de Norma (Sally Fields), filha de operários da indústria têxtil. O longa é crucial para estudantes de administração entenderem o funcionamento da luta sindical.

Frases:

Ano: 1979

Bônus: O DISCURSO DO REI

o-discurso-do-rei-1-630x315

Baseado em uma história real, o filme conta a história do rei da Inglaterra, George VI (Colin Firth), que sofria de uma gagueira que o impedia de discursar para grandes públicos, até conhecer o terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush). Para aqueles que buscam aprender mais sobre liderança e gestão associada a eficiência.

Frases: “É fácil quando se sabe como”. / “Uma frase pequena para o homem. Um discurso gigante para a humanidade”.

Ano: 2011

Fontes:

http://exame.abril.com.br//carreira/noticias/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-5762/

http://www.sobreadministracao.com/

http://blog.inbec.com.br/5-filmes-que-todo-administrador-deve-assistir/

Postado em Sem categoria