Egressa da FIS debate com alunos do 3º período de Administração sobre pesquisa científica

Os alunos da disciplina de Metodologia da Pesquisa do 3º período de Administração tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir com a egressa do curso, Maria Kelai Ferreira da Luz, sobre seu Projeto de Conclusão de Curso (TCC): ‘A importância do Endormarketing para a satisfação dos clientes internos: um estudo de caso no Grupo Natal, em Serra Talhada’.

Maria Kelai apresentou os elementos que constituíram o projeto de TCC ainda na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) até a fase da elaboração da monografia, revelando para os alunos os desafios, as dificuldades e os ganhos com a realização da pesquisa. “Desde o 3º período que escolhi esse tema e isso me ajudou muito porque eu já sabia o que queria pesquisar e em que organização. Voltar a sala de aula dessa vez apresentando meu projeto de pesquisa para alunos que estão começando a lidar com o conhecimento científico foi enriquecedor por poder passar um pouco da minha experiência de concluinte do curso de Administração”, frisou.

A troca de experiências integra as atividades que contemplam o conteúdo da disciplina, segundo o professor à frente da disciplina, Wagner Lima, por contribuir para desmistificar entre os alunos o receio de lidar com o conhecimento científico e, em especial, com o TCC.

A aluna Tatiane Lima destacou que ter a oportunidade de em sala de aula discutir com ex-alunos que já passaram pela elaboração de um TCC e poder tirar dúvidas é muito importante. “É uma oportunidade de tentar entender um pouco sobre a árdua passagem que nós alunos de Administração temos que enfrentar para conseguirmos  concluir essa etapa. Ouvir Maria Kelai passar sua experiência com o TCC foi como um espelho me refletindo: ver que pode ser complicado, mas, com dedicação e empenho dá para concluir essa etapa com um bagagem repleta de conhecimentos e com um TCC aprovado!”, afirmou.

Para o aluno do 3º período Daniel Rodrigues, a atividade em sala serviu para compreender que realizar um TCC não é algo impossível de se fazer, desde que o aluno planeje tudo, da escolha antecipada do tema até os tempos dedicados à leitura e à pesquisa. “Ela nos motivou a não desisti. Devemos priorizar o nosso aprendizado, deixando algumas coisas de lado só por um momento. Não devemos pensar pequeno, pois cada um tem capacidade de planejar e executar grandes projetos”, frisou.

Núcleo de Comunicação e Marketing da FIS (Nucom-FIS)