Ciências Contábeis

Denominação do curso

Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

Total de vagas anuais

100 vagas anuais (Noturno)

Regime acadêmico de oferta

Entrada anual de 100 vagas

Dimensões da turma

50 alunos por turma

Turnos de funcionamento

Noturno (aulas)

Regime de matrícula

Semestral

Carga Horária Total do Curso

3.260 horas segundo Resolução nº 02 de 18 de Junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Integralizações do Curso

Regime Escolar Adotado: semestral

Tempo de Integralização do Curso:

O Mínimo: 4 anos (08 semestres letivos)

O Máximo: 6 anos (12 semestres letivos)

 

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FIS foi concebido com o compromisso de propiciar uma formação que atenda às necessidades sociais, bem como ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, tecnológicas, técnicas, sociais e econômicas que envolvem questões contábeis, nos seus mais diversos ramos, capacitando profissionais úteis para auxiliar no gerenciamento das entidades e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do contador.

Nesse sentido, formar contadores amparados nas Diretrizes Curriculares na legislação regulatória da profissão e outras recomendações técnicas, por meio da compreensão das relações de trabalho do contador com a sociedade, visando o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional a partir da qualidade dos serviços contábeis prestados por estes profissionais, essenciais para o correto dimensionamento das decisões empresariais.

 

Base Legal do Curso

A concepção do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FIS está  amparada na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e demais instrumentos normativos da Educação Superior, em particular na Resolução nº 10 de 16 de Dezembro de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelados e dá outras providências.

Da mesma forma, a concepção do referido curso está fundamentada na Resolução nº 02 de 18 de Junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

 

Objetivo do curso

Formar profissionais competentes para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade seja em entidades públicas ou empresas privadas. Assim, o estudo da Contabilidade será fundamentado no registro de atos e fatos administrativos, permitindo uma abordagem contábil gerencial, de avaliação patrimonial, mensuração dos resultados econômico-financeiros e análise das variáveis que possam impactar na riqueza das entidades em estudo.

 

Perfil profissional do egresso

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis pretende um egresso com o seguinte perfil:

 

– Sólida formação geral;

 

-Compreensão do mundo contemporâneo, frente aos processos

econômico, social, cultural, político e histórico que vêm formando o atual estágio civilizatório;

 

-Inserção do egresso neste mundo não só através do desenvolvimento do conhecimento, do saber e da percepção, mas também através do desenvolvimento de habilidades, de competências, de talentos e de aptidões, a partir da prática profissional;

 

-Construção de posturas críticas para a elevação do entendimento  pessoal e social;

 

-Adoção, fortalecimento e expansão de atitudes que  valorizem o homem, o homem como humanidade e o humanismo;

 

-Interação do egresso com o mercado de trabalho, adaptando-se a novas  situações ditadas pela vivência profissional.

 

Competência e habilidades

 

Com recurso à autonomia de concepção da matriz curricular, a formação do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis pretende a construção das seguintes competências:

 

–       articulação entre a teoria e a prática contábil;

 

–       compreensão do fenômeno contábil, o patrimônio das entidades;

 

–       compreensão da construção do conhecimento científico e do saber e a

contribuição do egresso a este processo de construção;

 

–       compreensão da interdisciplinaridade entre áreas afins, e da utilização no contexto prático das entidades;

 

–               tornar apto o profissional a registrar fatos contábeis;

 

–               executar perícias, auditorias, consultorias e análise de finanças;

 

–               elaborar pareceres, relatórios, laudos;

 

–       desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

 

–       instruir os alunos a executar os trabalhos com postura ética, crítica e criativa na atuação profissional.

 

Área de Atuação Profissional

A atuação profissional dar-se-á através de especializações ligadas a Cargos e executivos Empresariais na área econômico-financeira de empresas das diversas e outras como:

  • Controladoria;
  • Perícia Técnica Contábil;
  • Arbitragem, Auditoria Interna e Externa;
  • Contadoria e Auditoria Governamental;
  • Contador;
  • Pesquisador;
  • Analista Contábil Financeiro;
  • Analista Tributário.

Estrutura Curricular

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FIS está organizado em regime semestral, com o sistema de matrícula semestral.

As disciplinas estão agrupadas em oito blocos semestrais, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar, pela articulação de conteúdos complementares e sequenciais.

A integralização curricular deve ocorrer em um período compreendido entre 04 (quatro) anos tempo mínimo e 06 (seis) anos tempo máximo. Para a conclusão do curso, é obrigatória a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) sob orientação docente.

A estrutura do curso permite a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo garantido aos alunos o desenvolvimento de práticas articuladas aos conteúdos teóricos.

A carga horária total do curso é de 3.338 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas, contemplando ainda, atividades complementares para a adequação da matriz curricular às demandas de formação e ao aluno, o atendimento de suas prioridades e necessidades.

Assim, o aluno para se graduar em Ciências Contábeis pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS deverá cumprir 3.138h, distribuídas em oito semestres, sendo:

 

Grade curricular download

 

Coordenador:  Prof. Miguel Xavier

Email: emxcon@gmail.com

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6569728886249398

Fone: (87)3831-1472 – Ramal 204