CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É tarefa do CPA (Comissão Própria de Avaliação) coordenar os processos internos de avaliação da Instituição, e de sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP. Executar os trabalhos necessários voltados para o alcance dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Além de conduzir os processos e estimular a cultura de autoavaliação institucional da FIS – Faculdade de Integração do Sertão.

Neste diapasão, a auto avaliação é uma oportunidade para a faculdade conhecer a si mesma e definir seus processos, suas ações, refazendo o presente e construindo o futuro, visando atender as demandas do contexto social e contribuir para a transformação da realidade serra-talhadense e, consequentemente, brasileira.

Portanto os objetivos do CPA são:

  • Impulsionar um processo de autocrítica da Instituição, tendo em vista a garantia da qualidade de sua ação em sintonia com os seus próprios objetivos e a prestação de contas à sociedade com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência;
  • Conhecer os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da instituição universitária e que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • Permitir adequações seja no projeto pedagógico da Instituição, seja nas ações por ela desenvolvidas, no intuito de (re)estabelecer compromissos com a sociedade;
  • Repensar objetivos, modos de atuação e resultados a fim de afinar a sintonia da Universidade com o momento histórico;
  • Estudar, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e relevantes.

Assim, o processo avaliativo que o CPA propõe poderá ampliar o diálogo entre os atores próprios da Instituição e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

 

Coordenador

Prof. José Jefferson Marques de Sousa

 

Relator

Prof. Washington de Lima Nogueira

 

Membros dos docentes

Profa. Ana Cristina Inácio de Melo L. e Silva.

Prfa. Andreia da Silva Santos

Prof. Clécio José de Lacerda

 

Membro dos discentes

Sra. Roseane Alves da Silva

 

Membro do Corpo Técnico-Administrativo

Sra. Roseane Alves da Silva

 

Representante da Comunidade Externa

Sra. Ericlaúdia Alves de Souza

 

Relatórios:

Relatorio Final da CPA 2010

relatorio_final_cpa2011

Relatorio Final da CPA 2012

Relatorio_Final_da_CPA_2013

Relatorio_Final_da_CPA_2014

Relatorio_Final_da_CPA_2015

Relatorio Final da CPA 2016