Farmacia

A mais nova moda entre tratamentos estéticos foi criada por cientistas do Massachusetts General Hospital e pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. A Criolipólise é um tratamento estético não invasivo que promete eliminar a gordura localizada através de um processo de resfriamento controlado que não danifica a pele ou outros tecidos. Para isso, utiliza-se temperaturas abaixo da corporal, em que é possível o congelamento dos lipídios nos adipócitos. Assim, a cristalização lipídica inviabiliza as células. O protocolo de aplicação pode chegar até à temperatura de -10°C, com sucção do tecido realizada no interior da manopla, por pressão a vácuo, durante 60 minutos, quando ocorre o processo de resfriamento do tecido. Em seguida, por 5 minutos faz-se massagem manual (SASAKI et al., 2014).

Há autores que descrevem o mecanismo de eliminação dessas células a partir de uma inflamação localizada e posterior apoptose com digestão pelos macrófagos. Entretanto, autores como Ferraro et al., 2012, descrevem a eliminação da gordura pelo metabolismo natural. Esse tratamento promete ser equivalente à lipoaspiração, portanto, está sendo muito realizado em diversas clínicas de estética, regulamentadas ou não. Deve-se atentar para as possíveis complicações, embora pouco descritas na literatura.

As principais são alterações transitórias nas funções sensoriais, eritema e alterações lipídicas. Mas, a dermatologista Elaine Kunze em entrevista ao Jornal Hoje, G1, no dia 05 de agosto de 2015, alerta para as queimaduras que podem ocorrer, de até 3° grau. Em detrimento às queimaduras, nessa reportagem a paciente que realizou o procedimento, Priscilla Ribeiro, relatou queimaduras graves depois de 3 a 4 horas do procedimento. Diante do exposto, nota-se a necessidade de fiscalização das clínicas que realizam os procedimentos, pois embora não invasivos podem causar danos e resultados não satisfatórios. Sendo assim, cabe ao profissional qualificado fornecer informações a respeito dos procedimentos e os riscos. Neste contexto, deve-se fomentar que esses não substituem a atividade física e dietas saudáveis, além disso, não apresenta resultados satisfatórios em quadro de obesidade.

Fontes:

https://petfarmaciaunifal.wordpress.com/2015/11/14/criolipolise-tudo-que-voce-precisa-saber-2/

FERRARO, G.A. et.al. Synergistic Effects of Cryolipolysis and shock waves for noninvasive body contourning. AestheticPlastSurg. 2012.

RAMOS, E. Técnica que permite reduzir gordura localizada oferece riscos à saúde. JH, O globo. Disponível em <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/08/tecnica-que-permite-reduzir-gordura-localizada-oferece-riscos-saude.html&gt; Acesso em 10 de out. 2015.

SASAKI et.al. Noninvasive selective cryolipolysis and reperfusion recovery for localized natural fat reduction and contouring. Aesthet Surg J. 2014;34:420–431.

http://perderbarrigaemcasa.com/criolipolise-os-pros-e-contras-deste-tratamento-para-eliminar-a-gordura-localizada/