administracao

O curso de Administração da FIS forma profissionais com visão crítica, técnica, humana e conceitual, tornando-se capazes de realizar uma leitura sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações. Oferece ao egresso uma formação pautada no conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros.

O destaque nesse mercado só pode ser alcançado com uma formação bastante abrangente e prática, como a que o aluno irá adquirir na FIS, orientado por professores com ampla experiência acadêmica e profissional. Neste curso, o graduando irá aprender tudo sobre a profissão, tendo inclusive a oportunidade de colocar o conhecimento adquirido com a prática na disciplina Jogos de Empresas, por meio de simulações via computador, nas quais poderá criar, gerenciar e desenvolver empresas, exercitando a capacidade de tomar decisões de gestão, resolver conflitos, traçar planos e executá-los.

Além disso, há também a oportunidade de participar de palestras e visitas técnicas que vão complementar os estudos iniciados em sala de aula. O aluno também poderá iniciar um estágio por meio de nossa parceria com as principais empresas da região.

Num mercado tão competitivo como o atual, nenhum profissional é tão necessário quanto o Administrador, e as empresas sabem disso.

Sobre o Curso

O Bacharel em Administração graduado pela Faculdade de Integração do Sertão - FIS terá uma formação pautada no desenvolvimento de uma visão global, capacitada na compreensão do meio social, político, econômico e cultural.

O discente irá receber uma preparação técnica e científica para atuar na administração das organizações, com a habilidade de adaptar, criar, inovar, delegar, liderar, negociar e motivar. Desenvolvendo, além disso, consciência ecológica, justiça, ética profissional e responsabilidade social.

A partir dos conhecimentos obtidos, o administrador possuirá competências suficientes para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, através da atuação oportuna em equipes interdisciplinares.

Atividades Principais:
  • Definir diretrizes e valores organizacionais;
  • Desenvolver estratégias e planos organizacionais;
  • Definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados;
  • Otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação;
  • Comandar processos organizacionais principais ou de apoio;
  • Promover avaliação e melhoria contínuas.
Mercado de Trabalho

Os egressos do Curso de Bacharelado em Administração da FIS estão aptos a atuar em diversas áreas, dentre as quais se destacam:

  • Marketing (administração de vendas, estudos de mercado, pesquisa de mercado, etc);
  • Finanças;
  • Gestão Organizacional;
  • Gestão de Operações;
  • Recursos Humanos;
  • Organização, Sistemas e Métodos.

O futuro profissional em administração estará apto ainda a trabalhar na gestão pública e em organizações do terceiro setor, bem como as dimensões de empreendimentos micro, pequeno, médio e grande porte.

Os administradores podem trabalhar como técnicos em funções administrativas e/ou como gerentes/executivos em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais e não governamentais. Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, sejam indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.

Corpo Docente
Adilson Ferdnando Sales de Barros Especialista
Ana Maria Rodrigues da Silva Mestre
Andreia da Silva Santos Doutora
Epitácio Nunes de Souza Mestre
Felipo Pereira Bona Mestre
Flávio Augusto Feitosa B. Gominho Especialista
Geraldo Severino de Lima Mestre
Jadson dos Santos Figueredo Especialista
Jonas Tadeu Ribeiro Paiva Especialista
José Edmar Bezerra Junior Mestre
José Jefferson Marques de Sousa Especialista
Kecia Alessandra de Lima Melo Mestre
Marcelo Saturnino da Silva Doutor
Marcos Érico de Araújo Silva Doutor
Mayna Nogueira Souza Especialista
Naftali de Lucena Vieira Mestre
Nailson Pacelli Nunes de Oliveira Especialista
Túlio Edson Souza da Silva Especialista
Wagner de Oliveira Lima Mestre
Washington de Lima Nogueira Especialista
Zaidiana Lemos Zaidan Especialista
Especificações
Autorização 1.028 de 07/12/2006
Portaria nº 216 de 31/10/2012
Código do Curso 99507
Carga Horária 3216 horas
Duração 8 semestres (4 anos)
Turnos Noturno
Vagas 200 vagas disponíveis
Coordenador Túlio Edson Souza da Silva
E-mails administracao@fis.edu.br