direito

O Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Integração do Sertão – FIS, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma sólida formação geral e humanística que os capacite a equacionar e mediar problemas e a oferecer soluções compatíveis com as demandas por justiça, individual e coletivamente, considerando a plenitude do exercício profissional e, principalmente, as condições necessárias ao exercício da cidadania.

Capacitar o aluno para refletir ética e criticamente sobre a Ciência do Direito e suas relações com áreas correlatas, dotando-o de um amplo referencial teórico, que permita a identificação, no conjunto do ordenamento jurídico, das normas, dos valores e dos fatos sociais, fundamentais ao equilíbrio e desenvolvimento da Sociedade, do Direito e da Justiça;

Desenvolver uma abordagem crítica e questionadora dos institutos jurídicos, visando uma formação ético-profissional, predisposta a perquirir, sob vários ângulos do conhecimento científico, as possíveis soluções jurídicas que as questões sociais reclamam;

Possibilitar a formação do profissional com características mediadoras de conflitos, que viabilizem a sua participação no complexo processo de transformação da sociedade, por meio dos ensinamentos do Direito, dos postulados éticos e, sobretudo, dos ideais da Justiça Social, considerando as exigências do contexto social e agrário, especialmente do Sertão do Nordeste;

Propiciar, ao futuro profissional, uma visão de conjunto e integracionista do embasamento técnico, para proceder, no planejamento, organização, supervisão, gerência, direção e execução de suas atividades profissionais, de forma a obter rentabilidade com menor custo, assegurando produtividade, qualidade e, a satisfação legítima de pessoas e grupos.

Sobre o Curso
O Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Integração do Sertão - FIS, resulta de aperfeiçoamentos introduzidos progressivamente com base em discussões desenvolvidas pelo Conselho do Curso, com a participação decisiva do Núcleo Docente Estruturante (NDE), considerando informações avaliativas internas e externas. Isso vem sendo realizado para que o Curso esteja sempre em condições de implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão da FIS, e continue ofertando os melhores mecanismos de educação jurídica disponíveis. A organização do Curso de Direito orienta a formação de um cidadão critico, criativo, responsável, ético e participativo - sujeito histórico capaz de reinventar a autonomia do ser humano na construção da cidadania, da democracia e da justiça social. Tal entendimento implica em um processo de formação em que são centrais as concepções de justiça, construída através da análise sistêmica e reflexiva da isonomia, ética e que deve resultar em um exercício profissional capaz de contribuir para a superação de qualquer tipo de discriminação aliado a uma responsabilidade social, alicerçada nos ideais que extrapolam a visão individualista, com fulcro na postura coletiva, social e constitucional de efetiva aplicação do Direito. A abordagem dessas concepções ocorre sob os princípios de interdisciplinaridade, da integração entre teoria e prática e da indissociabilidade entre os eixos de ensino-pesquisa-extensão, os quais, metodologicamente, focalizam o rigor científico e estimulam o estudante a assumir uma postura de permanente curiosidade crítico- reflexiva. Deste modo, o Curso de Bacharelado em Direito representa a construção coletiva e contínua de um projeto de sociedade e de educação que mantém a coerência entre seus vínculos internos e externos que objetivam a aprendizagem sustentável, todas as formas de inclusão social, baseando-se em uma pedagogia técnico-científica, humanista, comprometida com o meio ambiente, conforme políticas constantes do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Desenvolvimento Institucional. Dessa forma, os que fazem o Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Integração do Sertão - FIS, olham, tanto para o interior do Curso, quanto para seu entorno, analisando suas necessidades, suas responsabilidades, as parcerias existentes, as que poderão vir a se realizar, os anseios e expectativas da comunidade como um todo.
Mercado de Trabalho
O egresso do Curso de Graduação em Direito da FIS poderá atuar tanto nas carreiras jurídicas tradicionais como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas e etc. Importante lembrar que Cursos de Graduação em Direito formam bacharéis em Direito que devem possuir conhecimentos suficientes para, uma vez atendidas às exigências de ingresso, o exercício das carreiras jurídicas tradicionais, tais como Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc. A formação em Direito é, portanto, generalista, permitindo o exercício imediato de qualquer das carreiras jurídicas tradicionais.
Estágios
O Estágio Supervisionado é ofertado a partir do 7º semestre letivo, com horas deatividades práticas reais e simuladas, tem coordenação própria. Constitui-se de um conjunto de atividades discentes supervisionadas, desenvolvidas em disciplinas de Prática Jurídica, no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do EAAJ (Escritório Acadêmico de Assistência Jurídica), sendo requisito obrigatório para a integralização do Curso. Consideram-se estagiários todos os alunos matriculados nas disciplinas Prática Jurídica I, II, III e IV, quando devem cumprir tarefas de natureza jurídica, acompanhados por professor orientador.
Corpo Docente
Alberto Rodrigues De Oliveira
Ana Cristina Inácio De Lins e Silva
Ana Paula Antunes Novaes Cavalcanti
Antônio De Melo Guerra Neto
Bruno Celso Sabino Leite
Carla Regina Da Silva Bezerra
Cileide Milena De Souza
Felipo Pereira Bona
Francisco Virgulino A. De Oliveira
Gabriela Alves De Arruda
José Rivelino Ferreira De Morais
Kécia Alessandra De Lima Melo
Kelly Cordeiro Antas
Luciano Coelho Léda Júnior
Magno Antonio Leite
Manoel Arnóbio De Sousa
Marcos Érico De Araújo Silva
Maria Joana Alves Da Silva Bezerra
Renato Godoy Inácio De Oliveira
Stênio Max Lacerda
Wyllamar Jacinto Oliveira Silva
Especificações
Carga Horária 4160 horas
Duração 10 semestres (5 anos)
Turnos Vespertino, Noturno