FIS – Faculdade de Integração do Sertão

O curso de Enfermagem da Faculdade de Integração do Sertão tem como objetivo a formação do enfermeiro um profissional qualificado para o exercício da Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

A enfermagem é considerada uma ciência e arte, que se fundamenta num corpo de conhecimentos e práticas, abrangendo desde o estado de saúde ao estado de doença, baseando-se em atitudes pessoais, profissionais, científicas, éticas e políticas do cuidar de seres humanos.

Sobre o Curso
O Enfermeiro graduado pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, agregada aos atributos técnico-profissionais. Deverá distinguir-se por apresentar conhecimento dos aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual; compreensão das concepções e princípios científicos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do enfermeiro vem crescendo muito e diversificando-se cada vez mais. O enfermeiro pode atuar em serviços de saúde, públicos ou privados, na área hospitalar ou na área de saúde pública (PSF), em empresas, instituições de pesquisa, consultórios de enfermagem, atendimento domiciliar (home-care), consultoria, auditoria, assessoria, instituições de ensino (cursos técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros), asilos, creches, indústrias, nas Forças Armadas, entre outros locais.
Estrutura
O curso possui os laboratórios básicos compostos por: Laboratório de Anatomia, Laboratório Multidisciplinar e Laboratórios de Ciências Básicas I e II. Os específicos são compostos pelo Laboratório de Cinesiologia e as futuras instalações da Clínica Escola de Fisioterapia, que prestará serviços nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Neurológica, Pediátrica, Traumanto-ortopédica e Reumatológica, Desportiva, Pélvica e Fisioterapia Dermato-funcional. Início do funcionamento previsto para Agosto/2015.
Estágios
 Os Estágios Supervisionados Obrigatórios são realizados em diversos campos, locais que a IES possui convênios, como: Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro), Hospital Regional Emília Câmara (Afogados da Ingazeira), Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM, Hospital São Vicente, Secretaria de Saúde (PSF’s), Núcleo de Vigilância em Saúde e Centro de Saúde e Abrigo Ana Ribeiro (Serra Talhada).
Corpo Docente
Adilson Fernando Sales de Barros Especialista
Andreia da Silva Santos Mestre
Fábio Sousa e Silva Especialista
Geraldo Severino de Lima Mestre
Hudson Fabbio Ferraz Feitoza Especialista
João Luiz Quirino da Silva Filho Mestre
Jozelma Pereira Barros Mestre
Juliana Pedrosa Luna Oliveira Especialista
Karla Millene Sousa Lima Cantarelli Mestre
Mabel Cristine Nogueira Sousa Mestre
Marcelo Saturnino da Silva Doutor
Mª Fernanda Bezerra da Silva Mestre
Mª Roberta Bezerra da Silva Mestre
Mayna Nogueira Souza Especialista
Micherllayne Alves Ferreira Especialista
Petrusk Homero Campos Marinho Doutor
Ronmilson AlvesMarques Mestre
Rosana Paula Cruz Ferraz Mestre
Saulo Bezerra Xavier Mestre
Viviane de Souza Brandão Lima Mestre
Wilza Maria Pinto Especialista
Especificações
Autorização 1.028 de 07/12/2006
Portaria nº 216 de 31/10/2012
Código do Curso 99507
Carga Horária 3216 horas
Duração 8 semestres (4 anos)
Turnos Integral