farmacia

O curso de Farmácia da Faculdade de Integração do Sertão tem como objetivo formar integralmente o farmacêutico, um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Farmácia (medicamentos, análises clínicas e indústria), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Farmácia.

Desenvolvendo profissionais éticos, críticos e reflexivos, conhecedores das diversas áreas de atuação e dos diferentes referenciais teórico-metodológicos, com a possibilidade de intensificação de sua formação em uma das áreas de atuação oferecidas, com base nas ênfases curriculares proporcionadas pela Instituição.

Sobre o Curso
O nosso curso oferece uma formação baseada em valores éticos e humanísticos, técnicos e científicos mediante um ensino teórico-prático e estimulo à pesquisa e à extensão superando o enfoque de uma formação tradicional voltada apenas para a transmissão do conhecimento com um fim em si mesmo. Proporciona uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, de maneira a capacitar o egresso para atuar, em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual imprescindíveis à formação. O egresso do curso de Farmácia estará capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos e medicamentos, pautados em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade na promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.
Mercado de Trabalho
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aponta mais de 70 áreas de atuação do profissional farmacêutico. Dessa forma, o farmacêutico pode trabalhar, por exemplo, em instituições de ensino, pesquisa, saúde e que envolvem medicamentos, Indústria de alimentos e medicamentos, laboratório de análises clínicas, análise e tratamento de água, vigilância sanitária, farmácia manipulação, drogarias, hospitais e postos de saúde. A oferta de postos de trabalho no mercado está em expansão, na medida em que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e as necessidades de atenção farmacêutica se multiplicado. Cabe ao farmacêutico um amplo espectro de atuação e de participação na sociedade.
Estrutura
O curso possui os laboratórios básicos compostos por: Laboratório de Anatomia, Laboratório Multidisciplinar e Laboratórios de Ciências Básicas I e II. Os específicos são compostos pelo Laboratório de Cinesiologia e as futuras instalações da Clínica Escola de Fisioterapia, que prestará serviços nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Neurológica, Pediátrica, Traumanto-ortopédica e Reumatológica, Desportiva, Pélvica e Fisioterapia Dermato-funcional. Início do funcionamento previsto para agosto/2015. Logo, o Curso de Farmácia possui os laboratórios que visam contemplar disciplinas do ciclo básico tais como Laboratório de Anatomia, Laboratório Multidisciplinar e Laboratórios de Ciências Básicas I e II e os laboratórios específicos em construção. Permitindo que os alunos realizem práticas que visam o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para excelência da formação do aluno.
Corpo Docente
Ana Paula Castor Batista Doutora
Cristiane Gomes Lima Mestre
Fernanda Miguel de Andrade Mestre
Hudson Fabbio Ferraz Feitoza Especialista
Jannieres Darc da Silva Mestre
João Luiz Quirino da Silva Filho Mestre
José Edmar Bezerra Junior Mestre
Jozelma Pereira Barros Mestre
Juliana Pedrosa L. Oliveira Especialista
Petrusk Homero Campos Marinho Doutor
Ronmilson Alves Marques Mestre
Zaidaina Lemos Zaidan Especialista
Especificações