fisioterapia

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Integração do Sertão tem como objetivo formar profissionais que apresentem responsabilidade social, atuando de forma generalista com capacitação técnico – científica, humanística e ética, capacitado a atuar na prevenção, promoção e reabilitação das pessoas, melhorando a qualidade de vida do paciente/cliente, além de promover a ação integral e integrada em saúde, na atenção às necessidades físicas, psíquicas e sociais dos indivíduos.

Essa formação é baseada na construção de uma postura crítica que torna o fisioterapeuta apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capaz de colaborar com a solidificação de sua profissão.

 

Sobre o Curso
A fisioterapia é uma ciência que utiliza os meios físicos e naturais na promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação dos indivíduos, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida, promovendo a sua manutenção ou reintegração das atividades cotidianas. Dessa forma, o Bacharel em Fisioterapia graduado pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, agregada aos atributos técnico-profissionais. Deverá distinguir-se por apresentar conhecimento dos aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual; compreensão das concepções e princípios científicos. Diante disso, o egresso do curso de Fisioterapia estará apto á prestar assistência nos três níveis: primário, secundário e terciário e poderá atuar nas diferentes áreas da saúde, tais como cardiologia infantil e adulto, pneumologia infantil e adulto, neurologia infantil e adulto, pediatria, fisioterapia intensiva, fisioterapia desportiva, ortopedia, traumatologia, reumatologia, cirurgias, endocrinologia, hanseníase, ergonomia, dermato-funcional, geriatria, gerontologia, neonatologia dentre outras.
Mercado de Trabalho
Poderá exercer a profissão em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências (domiciliar), hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas científicas, entre outros, podendo também atuar na docência, tanto em serviços públicos como privados.
Estrutura
O curso possui os laboratórios básicos compostos por: Laboratório de Anatomia, Laboratório Multidisciplinar e Laboratórios de Ciências Básicas I e II.Os específicos são compostos pelo Laboratório de Cinesiologia e as instalações da Clínica Escola de Fisioterapia, que presta serviços nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Neurológica, Pediátrica, Traumanto-ortopédica e Reumatológica, Desportiva, Pélvica e Fisioterapia Dermato-funcional.
Estágios
Os Estágios Supervisionados Obrigatórios são realizados em diversos campos, locais que a IES possui convênios, como Hospital Regional Agamenon Magalhães (HOSPAM), Hospital São Francisco, Hospital São Vicente, Tupan Construções, Secretaria de Saúde (NASF´s) e Abrigo Ana Ribeiro.
Corpo Docente
Célio Diniz Machado Neto ESPECIALISTA
Cleyton Ânderson Leite Feitosa ESPECIALISTA
Epitácio Nunes de Sousa Neto MESTRE
Erton Leandro S. Lacerda ESPECIALISTA
Fernanda Miguel MESTRE
Geraldo Severino de Lima MESTRE
Jânio do Nascimento Alves ESPECIALISTA
João Luiz Quirino da Silva Filho DOUTOR
Juliana Pedrosa Luna Oliveira ESPECIALISTA
Leonardo Henrique Monteiro de Carvalho ESPECIALISTA
Luciana Ângelo Bezerra MESTRE
Marcos Érico de Araújo Silva DOUTOR
Nylenne Maria Rodrigues da Silva ESPECIALISTA
Romnilson Alves Marques MESTRE
Rosana Paula Cruz Ferraz MESTRE
Taciane Machado de Melo ESPECIALISTA
Welma Emídio da Silva MESTRE
Zaidiana Lemos Zaidan ESPECIALISTA
Especificações
Autorização Portaria MEC nº 2.014 de 29/11/2010 (AUTORIZAÇÃO)
Portaria Portaria MEC nº 64 de 28/01/2015 (RECONHECIMENTO)
Código do Curso 1071085
Carga Horária 4.000 h
Duração 05 anos ou 10 semestres letivos
Turnos Matutino, Vespertino
Vagas 100 Vagas anuais (50 alunos/turma)
Coordenador Juliana Pedrosa Luna Oliveira
E-mails julianapedrosa.fisio@gmail.com