FIS – Faculdade de Integração do Sertão

Em um mundo sem fronteiras, entregar o produto certo na hora certa com o menor custo é vital para a competitividade de uma empresa. Por isso, a Logística vem ganhando destaque no mundo dos negócios, no que diz respeito a sua finalidade e, principalmente, a importância estratégica, pois pode ser reconhecida como um conhecimento que os gestores devem dominar plenamente.

O curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade de Integração do Sertão tem como objetivo preparar o graduando em todas as atividades de movimentação de produto, desde a fabricação ou produção até o uso pelo cliente. Mas para que o produtor assegure uma entrega no momento certo, precisa que seus fornecedores também entreguem os insumos no momento certo, de tal forma que este tema permeia toda a cadeia produtiva.

Sobre o Curso
O papel do planejador e gerenciador em logística não é apenas planejar a melhor sequência, lotes e rotas. Um dos principais itens do gerenciamento está em estabelecer alternativas em caso de acidentes, congestionamentos, alagamentos etc., que comprometam os prazos. Não se trata de um planejamento linear, mas de um planejamento estratégico que considera diversas variáveis e os ajustes operacionais em função das condições reais as quais está sujeita a operação. Algumas empresas irão cuidar de operações mais amplas, envolvendo, por exemplo, o comércio internacional. A entrega com rapidez, foco de avaliação e desempenho da logística contemporânea, tem ganhado visibilidade no mundo dos negócios. Processos de aperfeiçoamento contínuos, integração de operações, recursos tecnológicos e de rastreabilidade têm garantido retornos consideráveis às organizações, as quais têm conseguido aliar conhecimento, tecnologia e capacitação contínua para sustentabilidade de suas operações. Mais ainda, o advento e confirmação do comércio eletrônico e das empresas virtuais como tendências ascendentes de sucesso alavancam o mercado logístico nacional e mundial uma vez que não existem barreiras para o consumo em escala global. As atividades logísticas trabalham todas as vertentes de movimentação de bens, seja na aquisição de suprimentos fabril, no processamento da produção, ou na entrega física do bem aos mercados a que se destinam. Todas essas atividades acontecendo de forma integrada e coesa para uma eficiente operação da cadeia produtiva.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho está carente de profissionais capacitados que querem atuar na área da Logística. O setor, que está em constante crescimento, carece de profissionais qualificados para ocupar os postos de trabalho existentes. Essa escassez de mão de obra qualificada aquece o mercado. Indústrias de qualquer setor precisam integrar atividades básicas dos processos logísticos, como, transporte, movimentação de carga, armazenagem e gerenciamento da cadeia de suprimentos. O profissional encontra boas oportunidades em empresas de logística nacional e internacional. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos. Segundo o estudo Radar: Perspectivas Profissionais, divulgado em julho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as profissões relacionadas a serviços de transporte, como logística, por exemplo, estão na lista das que possuem maior média salarial, com rendimento médio de R$ 6 mil. O Tecnólogo em Logística pode atuar nas seguintes funções: -Gerente de Logística -Gerente de Cadeia de Suprimento -Gerente de Operações -Supervisor de Operações -Supervisor de Cadeia de Suprimento -Analista de Resultados das Operações Logísticas -Analistas de Rotas e Meios de Transporte -Analista de Processos Logísticos. -Na docência em instituições de ensino e em pesquisa.
Especificações
Autorização 1205311
Carga Horária 1680 horas
Duração 4 semestres (2 anos)
Turnos Noturno
Vagas 240 vagas disponíveis
Coordenador Tulio Edson Souza da Silva
E-mails mcedison1@gmail.com
Grade Curricular