Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É tarefa do CPA (Comissão Própria de Avaliação) coordenar os processos internos de avaliação da Instituição, e de sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP. Executar os trabalhos necessários voltados para o alcance dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Além de conduzir os processos e estimular a cultura de autoavaliação institucional da FIS – Faculdade de Integração do Sertão.

Neste diapasão, a autoavaliação é uma oportunidade para a faculdade conhecer a si mesma e definir seus processos, suas ações, refazendo o presente e construindo o futuro, visando atender as demandas do contexto social e contribuir para a transformação da realidade serra-talhadense e, consequentemente, brasileira.

Objetivos do CPA

• Impulsionar um processo de autocrítica da Instituição, tendo em vista a garantia da qualidade de sua ação em sintonia com os seus próprios objetivos e a prestação de contas à sociedade com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência;
• Conhecer os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da instituição universitária e que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão;
• Permitir adequações seja no projeto pedagógico da Instituição, seja nas ações por ela desenvolvidas, no intuito de (re)estabelecer compromissos com a sociedade;
• Repensar objetivos, modos de atuação e resultados a fim de afinar a sintonia da Universidade com o momento histórico;
• Estudar, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e relevantes.

Assim, o processo avaliativo que o CPA propõe poderá ampliar o diálogo entre os atores próprios da Instituição e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.

Prof. José Jefferson Marques de Sousa

Relator
Prof. Túlio Edson de Souza

Membro dos docentes
Profª. Ana Cristina Inácio de Melo L. e Silva.

Membro dos discentes
Roseane Alves da Silva

Membro do Corpo Técnico-Administrativo
Maria José dos Santos Neta