fies_banner
1º PASSO: PRÉ-SELEÇÃO

 

Inscrição no Fies Seleção

As inscrições para participação do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico fiesselecao.mec.gov.br, entre os dia 26 e 29 de janeiro de 2016.

Vagas disponível

 

O estudante deve acompanhar a sua inscrição e poderá realizar alteração de instituição e curso até o fechamento do processo. O endereço eletrônico ficará disponível para inscrição dos estudantes em período especificado no Edital SESu.

 

Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, observada a seguinte sequência:

 

  1. Estudantes que não tenham concluído o ensino superior; e
  2. Estudantes que já tenham concluído o ensino superior.

 

Os estudantes deverão acompanhar o resultado no dia 1º de janeiro de 2016 na página Fies Seleção.

 

2º PASSO: INSCRIÇÃO NO SISFIES

 

A pré-seleção dos estudantes assegura apenas o de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html e ao cumprimento das demais regras e procedimentos.

 

A inscrição no SisFies deverá ser realizada entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2016.

Os pré-selecionados na Lista de Espera deverão concluir sua inscrição no SisFies entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2016.

 

Havendo vaga não ocupada pelos pré-selecionados, os estudante que constarem na Lista de Espera do processo seletivo do Fies deverão obrigatoriamente acessar a página do Fies Seleção, no período de 7 a 18 de março de 2016, e declarar sua condição ou não de estudante regularmente matriculado no curso, turno e IES para o qual se inscreveram no processo seletivo do Fies de que trata o Edital SESu.

 

O estudante pré-selecionado no SisFIES deverá informar seus dados pessoais e o de seu grupo familiar, incluído os comprovantes de rendimentos provenientes de trabalhos fichados (contratados e concursados) ou não fichados (autônomos). O valor que deverá ser informado é a renda bruta (não líquida e nem a base) do último comprovante de pagamento (não incluir 13º e férias) que deverá ser anexado no SisFIES, específico para cada pessoa que tenha renda e que foi incluída no cadastro. Caso solicite o comprovante de residência, deverá ser anexado o comprovante atual no nome do estudante ou de outra pessoa do grupo familiar que resida no mesmo domicílio.

 

O estudante deverá informar corretamente todos dados solicitados, cumprindo obrigatoriamente todos os passos até a confirmação, emitindo (2) duas vias da ficha de inscrição.

Valores das Semestralidades para novos contratos do Fies

 

Os estudantes pré-selecionados na lista de espera deverão acessar o SisFIES e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 5 (cinco) dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

 

3º PASSO: VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

 

Após concluir a inscrição no SisFIES, o estudante deverá agendar com antecedência a validação das informações prestadas na inscrição o atendimento, através dos telefones: (87) 3831-1472/1749. As entrevistas dos pré-selecionados serão realizadas entre os dias 03 e 16 de fevereiro de 2016.

 

A validação será realizada na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da FIS, localizada na Rua João Luiz de Melo, nº 2110, Bairro Tancredo Neves, Serra Talhada – PE, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição (a data limite encontra-se no início da ficha de inscrição).

 

No dia marcado o estudante deverá está munido da documentação “original” e “cópia” do grupo familiar, além do nada consta da biblioteca e do financeiro da FIS.

 

ATENÇÃO! A apuração da situação do estudante distinta à informada no Fies Seleção implicará em sua desclassificação.

 

Documentação para Validação das Informações

 

A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo estudante, apurada posteriormente à formalização do contrato de financiamento, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o seu encerramento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

 

4º PASSO: CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO

 

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

 

Para efetuar a contratação do financiamento junto ao agente financeiro, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos (originais e cópias)

 

  • Documentos do aluno
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso.

 

  • Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou solidária):
  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento ou Nascimento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

 

O MEC e a FIS não se responsabilizarão por inscrição via internet não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade exclusiva do estudante acompanhar a situação de sua inscrição.

 

Eventuais comunicados do MEC acerca do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015 têm caráter meramente complementar, não afastando a responsabilidade do estudante de se manter informado acerca dos prazos e procedimentos.

 

É de exclusiva responsabilidade do estudante observar os prazos e procedimentos estabelecidos no Edital nº 6, de 2010, na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010, na Portaria Normativa MEC nº 13, de 2015, e nos demais atos normativos do Fies, assim como suas eventuais alterações, divulgados nas páginas eletrônicas do Fies e do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016, respectivamente nos endereços http://sisfiesportal.mec.gov.br e http://fiesselecao.mec.gov.br, ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).

 

Dúvidas frequentes: