VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS – FIS

A Faculdade de Integração do Sertão – FIS, através do Núcleo de Direitos Humanos, promoverá o V Seminário sobre Direitos Humanos – FIS, com o objetivo de fomentar o debate sobre os direitos humanos e o seu papel na sociedade, bem como, o papel da instituição de Ensino Superior no papel de formador e informador do conceito de direitos humanos. Na sua VI edição o evento parte de um reflexão sobre: Direitos Humanos numa Sociedade Tecnológica: avanços e riscos. O eixo temático, sob o qual se desdobrará as linhas temáticas e os trabalhos.
O evento contará com palestras de abertura, Grupo de Trabalhos, Mesas Redondas e exposições de painéis e mini cursos.


I – VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS – FIS


1.1. Do Evento

O V Seminário sobre Direitos Humanos – FIS será realizado nas dependências da Faculdade de Integração do Sertão, na cidade de Serra Talhada-PE, nos dias 03, 04 e 05 de abril de 2019, R. João Luiz de Melo nº 2110, Bairro: Tancredo Neves, CEP: 56.909 – 205, Serra Talhada – Pernambuco – Brasil.

1.2. Dos Trabalhos

O V Seminário de Direitos Humanos – FIS terá na sua programação os seguintes trabalhos: apresentações culturais, palestras, Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas.

1.2.1. As palestras serão realizadas por palestrantes convidados pela Comissão organizadora do Evento;

1.2.2. Os Grupo de Trabalhos serão formados por trabalhos relacionados a vários assuntos ligados ao tema central do evento e as linhas temáticas, serão compostos de no máximo três trabalhos, os quais, poderão ser inscritos e apresentados por até dois participantes;

1.2.3. A Mesa Redonda deverá conter um mesmo tema central, sendo os trabalhos inscritos correlacionados a temática geral de cada Mesa, sendo esta ligada a temática central do evento;

1.2.4. Os Trabalhos deverão ser inscritos no prazo do presente edital e serão submetidos a avaliação de uma Comissão Cientifica, a qual, decidirá a respeito da relação dos trabalhos aprovados;

1.3. Das inscrições de Trabalhos

1.3.1. Linhas Temáticas – O VI Seminário de Direitos Humanos-FIS terá as seguintes linhas temáticas:

I – Tecnologia e meio ambiente: relação de avanço ou retrocesso

II – O poder da tecnologia e do saber aplicado a saúde;

III – As tecnologias da informação e comunicação no contexto da educação;

IV – A tecnologia como potencializada a do desenvolvimento humano

V – A tecnologia da informação como instrumento de eficiência das políticas públicas e transformações sociais.

1.3.1. Do Prazo

As inscrições dos trabalhos do IV Seminário de Direitos Humanos serão realizadas no período compreendido entre 01 a 25 de março de 2019 de forma improrrogável.

1.3.2. Da Forma

As inscrições deverão serão encaminhadas para o e-mail: ndhc@fis.edu.br, devendo observar o seguinte:

  1. A inscrição deverá constar os nomes dos participantes no canto superior esquerdo, logo abaixo do título da apresentação e a linha temática;

  2. Deve ser redigido um resumo de no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, constando palavras chaves (de 3 a 5), sendo um resumo para cada trabalho a ser apresentado nos Grupos de Trabalho e nas mesas redondas;

  3. A inscrição dos painéis também deverá ser feita mediante apresentação de resumo na mesma forma dos demais trabalhos.

  4. Serão permitidas a inscrição de trabalhos com no máximo dois autores, podendo cada participante inscrever dois trabalhos no Seminário;

  5. O corpo do e-mail deve conter nome completo, telefone e instituição de vinculação do (s) autor (es), devendo o campo “assunto” ser preenchido apenas com os dizeres “Resumo – Grupo de Trabalho, Mesa Redonda ou Painel”.

1.3.3. Da Seleção dos Trabalhos

A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão constituída pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania.

A divulgação dos trabalhos selecionados se dará na data de 27 de março de 2019.

Serão selecionados trabalhos para formação de três mesas redondas e quatro grupos de trabalhos – GT, sendo que cada GT terá no máximo três trabalhos e as Mesas Redondas no máximo quatro participantes, totalizando 12 trabalhos nos GTs e até 12 trabalhos nas Mesas Redondas.

Ao aluno que apresentar trabalho será atribuída carga horária de 05 (cinco) horas por cada trabalho, sendo permitido no máximo dois trabalhos por cada aluno.

1.4. Da Programação

1.4.1. O evento será desenvolvido nos períodos vespertino e noturno nas dependências da Faculdade de Integração do Sertão-FIS, sendo os Grupos de Trabalho a tarde e as Mesas Redondas no Período noturno.

1.4.2. A Programação definitiva será divulgada no dia 29 de março de 2019 no site oficial da instituição e nas páginas do Evento.

1.5. Da Participação como ouvinte

A participação dos ouvintes dar-se-á mediante inscrição prévia a ser realizada no período compreendido entre 10 de março a 29 de março de 2019.

As inscrições serão realizadas no site da FIS, plataforma VI Seminário de Direitos Humanos – INSCRIÇÃO COMO OUVINTE.

1.6. Da Carga Horária

O Seminário terá carga horária de 24 (vinte e quatro) horas, sendo emitido certificado para o participante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco) por cento aos trabalhos do Evento. O certificado será encaminhado para o e-mail informado no momento da inscrição.

1.7. Da Participação de Alunos colaboradores

1.7.1. Do Número de colaboradores e da forma de seleção

Será permitida participação de no máximo 20 alunos colaboradores, os quais, serão selecionados pela comissão do evento,

A seleção será realizada por meio de análise de currículo do aluno, sendo levado em consideração a participação na organização de outros eventos da instituição, representando estes, 6,0 (seis) pontos na Avaliação e a participação em outros eventos correlacionados ao seminário em outras instituições 4,0 (quatro) pontos.

1.7.2. Das atribuições

A participação dos alunos colaboradores dar-se-á através de participação na organização cumprindo as atividades na forma distribuída pela comissão.

1.7.3. Das inscrições

O período de inscrição ocorrerá de 01 a 15 de março de 2019, devendo estas serem encaminhadas para o e mail: ndhc@fis.edu.br, com a referência INSCRIÇÃO COLABORADOR.

A carga horária para o aluno colaborador será de 32 (trinta e duas) horas.

1.8. Das Disposições Finais

Qualquer dúvida ou necessidade de alteração do presente edital será realizada pela Comissão Organizadora do Evento, sendo publicado e comunicada através de e-mails e publicações no site www.fis.edu.br e na página do VI Seminário de Direitos Humanos.


Este Edital entra em vigor na data da sua publicação. 

Serra Talhada-PE, 26 de fevereiro de 2019.

Manoel Arnóbio de Sousa

Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania NDHC

PROGRAMAÇÃO

RESUMOS