R. João Luiz de Melo, 2110 - Tancredo Neves, Serra Talhada/PE (87) 3831-1472 (87) 98124-4526 faleconosco@fis.edu.br

Direito

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO

MEC - PORTARIA N. 948, DE 30 DE AGOSTO DE 2021

DENOMINAÇÃO

Curso de Bacharelado em Direito

DIPLOMA

Bacharel em Direito

TURNO

Tarde e Noite

MODALIDADE

Presencial

VAGAS

240

DIMENSÕES DA TURMA

60 alunos

DURAÇÃO MÁXIMA

14 semestres

DURAÇÃO MÍNIMA

10 semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL

4160 horas

MENSALIDADE (NOITE)

R$ 1.155,00

MENSALIDADE (TARDE)

R$ 1.050,00

Conheça o perfil no Instagram: @direitofis

APRESENTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário FIS - UniFIS, resulta de aperfeiçoamentos introduzidos progressivamente com base em discussões desenvolvidas pelo Conselho do Curso, com a participação decisiva do Núcleo Docente Estruturante (NDE), considerando informações avaliativas internas e externas. Isso vem sendo realizado para que o Curso esteja sempre em condições de implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão da UniFIS, e continue ofertando os melhores mecanismos de educação jurídica disponíveis.

A organização do Curso de Direito orienta a formação de um cidadão crítico, criativo, responsável, ético e participativo – sujeito histórico capaz de reinventar a autonomia do ser humano na construção da cidadania, da democracia e da justiça social. Tal entendimento implica em um processo de formação em que são centrais as concepções de justiça, construída através da análise sistêmica e reflexiva da isonomia, ética e que deve resultar em um exercício profissional capaz de contribuir para a superação de qualquer tipo de discriminação aliado a uma responsabilidade social, alicerçada nos ideais que extrapolam a visão individualista, com fulcro na postura coletiva, social e constitucional de efetiva aplicação do Direito.

A abordagem dessas concepções ocorre sob os princípios de interdisciplinaridade, da integração entre teoria e prática e da indissociabilidade entre os eixos de ensino-pesquisa-extensão, os quais, metodologicamente, focalizam o rigor científico e estimulam o estudante a assumir uma postura de permanente curiosidade crítico- reflexiva.

Deste modo, o Curso de Bacharelado em Direito representa a construção coletiva e contínua de um projeto de sociedade e de educação que mantém a coerência entre seus vínculos internos e externos que objetivam a aprendizagem sustentável, todas as formas de inclusão social, baseando-se em uma pedagogia técnico-científica, humanista, comprometida com o meio ambiente, conforme políticas constantes do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Em assim sendo, os que fazem o Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário FIS - UniFIS, olham, tanto para o interior do Curso, quanto para seu entorno, analisando suas necessidades, suas responsabilidades, as parcerias existentes, as que poderão vir a se realizar, os anseios e expectativas da comunidade como um todo.

“Os direitos são todos iguais. Os cursos é que são diferentes”. O nosso curso de Direito é reconhecido com recomendação da OAB Federal. Integramos em Pernambuco um grupo restrito e bastante seleto.

BASE LEGAL

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário FIS - UniFIS, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi construído em total observância às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito definidas na Resolução MEC/CNE/CES Nº 9, de 29 de setembro de 2004, publicadas no DOU em 01/10/2004.  As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana estão inclusas como conteúdos disciplinares e nas atividades complementares em consonância com a Resolução CNE/CP N° 01, de 17/6/2004.

O Curso de Direito Bacharelado contempla, ainda, as Políticas de Educação Ambiental, conforme a determinação da Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e do Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002. Há integração da educação ambiental às disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente. O PPI de Direito atende, também, a Resolução MEC/CNE/CES nº 02/2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos uma sólida formação geral e humanística que os capacite a equacionar e mediar problemas e a oferecer soluções compatíveis com as demandas por justiça, individual e coletivamente, considerando a plenitude do exercício profissional e, principalmente, as condições necessárias ao exercício da cidadania.

Objetivos Específicos

  • Capacitar o aluno para refletir ética e criticamente sobre a Ciência do Direito e suas relações com áreas correlatas, dotando-o de um amplo referencial teórico, que permita a identificação, no conjunto do ordenamento jurídico, das normas, dos valores e dos fatos sociais, fundamentais ao equilíbrio e desenvolvimento da Sociedade, do Direito e da Justiça;
  • Desenvolver uma abordagem crítica e questionadora dos institutos jurídicos, visando uma formação ético-profissional, predisposta a perquirir, sob vários ângulos do conhecimento científico, as possíveis soluções jurídicas que as questões sociais reclamam;
  • Possibilitar a formação do profissional com características mediadoras de conflitos, que viabilizem a sua participação no complexo processo de transformação da sociedade, por meio dos ensinamentos do Direito, dos postulados éticos e, sobretudo, dos ideais da Justiça Social, considerando as exigências do contexto social e agrário, especialmente do Sertão do Nordeste;
  • Propiciar, ao futuro profissional, uma visão de conjunto e integracionista do embasamento técnico, para proceder, no planejamento, organização, supervisão, gerencia, direção e execução de suas atividades profissionais, de forma a obter rentabilidade com menor custo, assegurando produtividade, qualidade e, a satisfação legitima de pessoas e grupos;

Aliado a tudo isso, formar profissionais do Direito adaptáveis e com suficiente autonomia intelectual para que se ajustem sempre as necessidades emergentes, revelando adequado raciocínio jurídico, senso de justiça e sólida formação humanística.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil desejado repousa em sólida formação geral e humanística, deve estar capacitado para analisar e articular conceitos e argumentos voltados para a interpretação e valoração dos fenômenos sócio jurídicos, consorciada com uma postura crítica-reflexiva fomentadora da capacidade de trabalhar em equipe, sem olvidar a aprendizagem autônoma. Tal formação qualifica-o para a existência humana em suas várias vertentes, com destaque para o desenvolvimento das dimensões que o exercício da cidadania contém, pautando-se, sempre, pelo primado da conduta ética, associada a responsabilidade social e profissional. O graduado, com formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável a adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O egresso do Curso de Graduação em Direito da UniFIS poderá atuar tanto nas carreiras jurídicas tradicionais como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas e etc. Importante lembrar que Cursos de Graduação em Direito formam bacharéis em Direito que devem possuir conhecimentos suficientes para, uma vez atendidas às exigências de ingresso, o exercício das carreiras jurídicas tradicionais, tais como Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc. A formação em Direito é, portanto, generalista, permitindo o exercício imediato de qualquer das carreiras jurídicas tradicionais.

O bacharel em Direito da UniFIS, portanto, é preparado para o exercício de ampla gama de atividades, fornecendo o ponto de partida para o ingresso nas carreiras jurídicas. Seu perfil deve ser, em nível da formação universitária, necessariamente generalista, mesmo quando eleita uma determinada ênfase curricular. Em Serra Talhada e em um raio de 100 km, as perspectivas / possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas, principalmente no que se refere às carreiras tradicionais. A composição dos órgãos da administração da justiça e segurança revela o potencial do município, Justiça Federal, Eleitoral, Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Juizados Especiais – civil, consumidor, criminal, Justiça do Trabalho, delegacias de polícia federal, civil, capitanias dos portos, guarda portuária estadual, policia rodoviária federal, polícia militar, corpo de bombeiros militar, grupamento de transito municipal.

Portanto, a composição dos órgãos da administração da justiça e segurança no município de Serra Talhada e região revelam além da possibilidade de ingresso nas carreiras públicas, mediante aprovação em concurso; as possibilidades para o exercício da Advocacia perante o poder judiciário local e mesmo a defesa dos direitos dos cidadãos nos órgãos de segurança pública. No campo das novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, também é possível afirmar que o município de Serra Talhada, assim como o Estado do Pernambuco, apresenta amplas e diversificadas possibilidades de inserção profissional. Na cidade de Serra Talhada e região estão instaladas indústrias, que abrem perspectivas de cargos na administração dessas corporações, assim como a prestação de serviços de assessoria e consultorias a empresas, assim como nas áreas tradicionais do Direito.

Coordenador:  Prof. Me. Ramon Henrique Lira Ramos

Links Importantes

Atos Administrativos da Coordenação do Curso

Portaria da Coordenação nº 03/22 - Regras de Transição para a Nova Matriz Curricular Portaria da Coordenação nº 04/22 - Regras para a Realização de Eventos Extra-oficiais Portaria da Coordenação nº 06/22 - Cria a Coordenação Adjunta de Eventos Portaria da Coordenação nº 07/22 - Nomeia o Coordenador Adjunto de Eventos Portaria da Coordenação nº 08/22 - Regras do Processo Administrativo na Secretaria Portaria da Coordenação nº 10/22 - Regras para os Exames de Verificação de Aprendizagem Portaria da Coordenação nº 16/22 - Regulamenta as Disciplinas Ofertadas nas Férias

Colegiado Docente

Colegiado Docente - Rotinas Acadêmicas Obrigatórias Colegiado Docente - Slides Padrão Colegiado Docente - Ata da Reunião Ordinária (01.04.22) Colegiado Docente - Ata da Reunião Ordinária (12.07.22) Colegiado Docente - Ata da Reunião Ordinária (04.11.22) Colegiado Docente - Ata da Reunião Ordinária (23.05.23) Colegiado Docente - Ata da Reunião Ordinária (27.07.23)

Congresso Sertanejo de Direito (CONSEDI)

V CONSEDI - Edital de Abertura V CONSEDI - Anexo I (Modelo do Artigo Científico) V CONSEDI - Anexo II (Resultado da Seleção dos Isentos) V CONSEDI - Anexo III (Resultado da Seleção dos Colaboradores) V CONSEDI - Edital de Retificação (Mudanças Gerais) V CONSEDI - Edital de Retificação (Ampliação do Prazo de Submissão de Artigos Científicos) V CONSEDI - Edital de Retificação (2ª Ampliação do Prazo de Submissão de Artigos Científicos) Anexo III (Artigos Selecionados e Orientações de Apresentação)

Conselho de Curso

Conselho de Curso - Portaria da Coordenação nº 15/22, Composição Atual do Conselho (Mandato 2022.1 e 2022.2) Conselho de Curso - Portaria da Coordenação nº 18/23, Composição Atual do Conselho (Mandato 2023.1 e 2023.2)

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

NPJ - Portaria Conjunta ao PROCON nº 01/22, Regulamenta o Comparecimento às Sessões de Conciliação NPJ - Portaria da Coordenação nº 09/22, Regulamenta o Estágio Curricular e Extracurricular NPJ - Portaria da Coordenação nº 13/22, Nova Dinâmica de Atividades do NPJ NPJ - Modelo de Termo de Compromisso de Estágio NPJ - Modelo de Relatório (Estágio Interno) NPJ - Modelo de Relatório (Estágio Externo) NPJ - Escala dos Grupos de Trabalho (2023.2) NPJ - Agenda dos Preceptores (2023.2) NPJ - Modelo de Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Portaria da Coordenação nº 01/22 - Novas Regras do Núcleo Docente Estruturante Portaria da Coordenação nº 02/22 - Nomeia os membros do NDE (2022.1 e 2022.2) Portaria da Coordenação nº 18/23 - Nomeia os membros do NDE (2023.1 e 2023.2)

Pesquisa e Extensão

LADIC - Edital de Seleção de Membros (2023) LADIC - Resultado da Seleção de Membros (2023)

Semestre Letivo - 2024.1

2024.1 - Quadro de Horários 2024.1 - Horários de Prova 2024.1 - Calendário Acadêmico

TCC e Atividades Complementares

Portaria Conjunta ao NUPEX nº 01/22 - Dinâmica de Orientação, Defesa e Depósito de TCC Portaria Conjunta ao NUPEX nº 02/22 - Contabilização de horas extracurriculares Portaria da Coordenação nº 05/22 - Dinâmica de Escolha de Orientadores de TCC Tabela de Horas Complementares Portaria da Coordenação nº 14/22 - Agendamento Virtual de Orientações e Bancas

Opte por um futuro relevante

O Centro Universitário FIS - UniFIS, com limite territorial circunscrito ao município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, é mantida pela Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda., pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos. A Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda. possui sede e foro no município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. Seu Estatuto Social foi inscrito no Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Serra Talhada, sob número de ordem 248 do livro A nº 03 – PJ, fls. 14, em 14 de Janeiro de 2004.

Fachada

Notícias Recentes

Portal Acadêmico

Código da Instituição - fis