AUTORIZAÇÃO
Autorizado pela Portaria 621 de 14 de Setembro de 2018
DENOMINAÇÃO
Curso de Bacharelado em Educação Física
DIPLOMA
Bacharel em Educação Física
DIMENSÕES DA TURMA
50 alunos
DURAÇÃO MÁXIMA
12 semestres
DURAÇÃO MÍNIMA
8 semestres
CARGA HORÁRIA TOTAL
3.460 horas
Apresentação
O Curso de Educação Física foi concebido com base na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); no Parecer CNE/CES nº 1.300/2001; na Resolução CNE/CES nº 07/2004, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física; na Resolução CNE/CES nº 2/2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial e na Resolução CNE/CES nº 3/2007, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula.
Atualmente o Curso de Graduação em Educação Física segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física CNE-CES 584-2018.
O Projeto Pedagógico do Curso reflete as expectativas educacionais da Instituição dispostas no seu PPI e no seu PDI, bem como as necessidades de atenção da Educação Física do estado de Pernambuco e da cidade de Serra Talhada.
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
Formar bacharéis em Educação Física, dotados de conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos, capazes de exercer sua profissão e de analisar a realidade social, de forma crítica, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
Objetivos Específicos
- Formar profissionais orientados por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedade plural e democrática;
- Formar profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento de ações no âmbito de sua profissão visando orientar, prevenir e promover saúde, atento às necessidades especiais dos alunos e/ou grupos especiais;
- Formar o profissional que preste serviço para a comunidade de forma produtiva, eficiente, crítica e inovadora; Formar profissionais qualificados para atuar na prevenção e promoção de saúde; Incitar a análise crítica das dimensões político-social, ético-moral, técnico-profissional e científico da área, formando profissionais responsáveis socialmente;
- Propiciar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética; Formar profissionais generalistas, capazes de interpretar e analisar criticamente as informações e de aplicar os seus conhecimentos na identificação e solução de problemas área, exercendo a profissão em prol do desenvolvimento nacional e das demandas específicas da realidade sócio econômica-cultural de sua região de atuação;
- Incentivar o aprofundamento de estudos, atendendo o interesse do graduando para com o projeto de formação acadêmica profissional;
- Direcionar o desenvolvimento do conhecimento nos diversos campos que compreendem as atividades do profissional em Educação Física, gerando senso-crítico do desenvolvimento e condução da pesquisa científica;
- Promover o conhecimento da visão holística de ser humano integral, onde os diversos fatores de ordem local e geral têm participação inequívoca no processo saúde-doença, objetivando a formalização de um sistema de atenção à saúde como pressuposto das práticas educativas, com sua orientação integral, assegurando uma teoria orgânica à prática e vice-versa;
- Propiciar ao egresso, embasamento conceitual quanto às técnicas e formação científica dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
- Incentivar as atividades de extensão como forma vivenciada da realidade, possibilitando uma integração com a sociedade, revelando a importância teórico/prática;
- Enfatizar em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a formação de bacharéis em Educação Física, em consonância com as atividades sociais e econômicas consolidadas e em expansão na Região de Serra Talhada.
Perfil do Egresso
O bacharel em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura de movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para ampliar suas possibilidades de adoção consciente, crítica e autônoma da prática regular de atividades motoras, assim como de exercício da livre cidadania como direito e dever de todos ao acesso e à prática de atividades motoras, com caráter educativo, lúdico, corretivo, preventivo, laboral e/ou inclusivo.
O curso bacharelado em Educação Física está projetado no sentido de que o discente adquira competências de natureza político-social, ético-moral, pedagógico profissional e científica.
Campo de Atuação Profissional
O Egresso do Curso de Educação Física poderá atuar nas Academias e Estúdios que são as áreas mais tem vagas para trabalho. Além disso, o Profissional de Educação Física pode atuar em Esportes, Educação, Saúde e Lazer, em áreas como: Treinamento esportivo; Personal trainer; Gestão esportiva; Avaliação Física; Fisiologia do exercício; Recreação, lazer e ludicidade; Dança; Saúde Coletiva; Modalidade esportivas; Atividades aquáticas; Ginástica; Lutas; Ginástica Laboral em empresas; Educação Física Adaptada; Atividades com grupos especiais; Marketing e Organização de Eventos Esportivos.
Como profissional, desenvolve atividades motoras, com consultorias em empresas, áreas de lazer, clubes, centro de treinamento e núcleo de apoio à saúde da família – NASF representam também um nicho interessante para este profissional. Assim, este profissional de Educação Física pode atuar como profissional liberal ou como funcionário em toda e qualquer atividade ligada à realidade dos beneficiários, nas diferentes etapas de sua vida com competência conceitual, técnica e contextual para desempenhar seu papel na sociedade.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Eduardo Carnaval Pereira da Rocha
Email: edufisica@fis.edu.br