Educação Física

AUTORIZAÇÃO

Autorizado pela Portaria 621 de 14 de Setembro de 2018

DENOMINAÇÃO

Curso de Bacharelado em Educação Física

DIPLOMA

Bacharel em Educação Física

TURNO

Tarde e Noite

MODALIDADE

Presencial

VAGAS

200

DIMENSÕES DA TURMA

50 alunos

DURAÇÃO MÁXIMA

12 semestres

DURAÇÃO MÍNIMA

8 semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL

3.460 horas

Apresentação

O Curso de Educação Física foi concebido com base na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); no Parecer CNE/CES nº 1.300/2001; na Resolução CNE/CES nº 07/2004, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física; na Resolução CNE/CES nº 2/2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial e na Resolução CNE/CES nº 3/2007, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula.

O Projeto Pedagógico do Curso reflete as expectativas educacionais da Instituição dispostas no seu PPI e no seu PDI, bem como as necessidades de atenção da Educação Física do estado de Pernambuco e da cidade de Serra Talhada.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Formar bacharéis em Educação Física, dotados de conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos, capazes de exercer sua profissão e de analisar a realidade social, de forma crítica, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Objetivos Específicos

- Formar profissionais orientados por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedade plural e democrática para atuar no desenvolvimento de ações no âmbito de sua profissão visando orientar, prevenir e promover saúde, atento às necessidades especiais dos alunos e/ou grupos especiais, prestando serviço para a comunidade de forma produtiva, eficiente, crítica e inovadora;

- Propiciar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, capazes de interpretar e analisar criticamente as informações e de aplicar os seus conhecimentos na identificação e solução de problemas área, exercendo a profissão em prol do desenvolvimento nacional e das demandas específicas da realidade sócio econômica cultural de sua região de atuação;

- Direcionar o desenvolvimento do conhecimento nos diversos campos que compreendem as atividades do profissional em Educação Física, gerando senso-crítico do desenvolvimento e condução da pesquisa científica propiciando ao egresso, embasamento conceitual quanto às técnicas e formação científica dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

Enfatizar em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a formação de bacharéis em Educação Física, em consonância com as atividades sociais e econômicas consolidadas e em expansão na Região de Serra Talhada.

Perfil do Egresso

O bacharel em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura de movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para ampliar suas possibilidades de adoção consciente, crítica e autônoma da prática regular de atividades motoras, assim como de exercício da livre cidadania como direito e dever de todos ao acesso e à prática de atividades motoras, com caráter educativo, lúdico, corretivo, preventivo, laboral e/ou inclusivo.

O curso bacharelado em Educação Física está projetado no sentido de que o discente adquira competências de natureza político-social, ético-moral, pedagógico profissional e científica.

Campo de Atuação Profissional

O Egresso do Curso de Educação Física poderá atuar nas Academias e Estúdios que são as áreas mais tem vagas para trabalho. Além disso, o Profissional de Educação Física pode atuar em Esportes, Educação, Saúde e Lazer, em áreas como: Treinamento esportivo; Personal trainer; Gestão esportiva; Avaliação Física; Fisiologia do exercício; Recreação, lazer e ludicidade; Dança; Saúde Coletiva; Modalidade esportivas; Atividades aquáticas; Ginástica; Lutas; Ginástica Laboral em empresas; Educação Física Adaptada; Atividades com grupos especiais; Marketing e Organização de Eventos Esportivos.

Como profissional, desenvolve atividades motoras, com consultorias em empresas, áreas de lazer, clubes, centro de treinamento e núcleo de apoio à saúde da família – NASF representam também um nicho interessante para este profissional. Assim, este profissional de Educação Física pode atuar como profissional liberal ou como funcionário em toda e qualquer atividade ligada à realidade dos beneficiários, nas diferentes etapas de sua vida com competência conceitual, técnica e contextual para desempenhar seu papel na sociedade.

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Eduardo Carnaval Pereira da Rocha

Email: pecarnaval@gmail.com

Opte por um futuro relevante

A Faculdade de Integração do Sertão – FIS, com limite territorial circunscrito ao município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, é mantida pela Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda., pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos. A Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda. possui sede e foro no município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. Seu Estatuto Social foi inscrito no Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Serra Talhada, sob número de ordem 248 do livro A nº 03 – PJ, fls. 14, em 14 de Janeiro de 2004.

Fachada

Notícias Recentes

Portal Acadêmico