R. João Luiz de Melo, 2110 - Tancredo Neves, Serra Talhada/PE (87) 3831-1472 (87) 98124-4526 faleconosco@fis.edu.br

Farmácia

RECONHECIMENTO

Renovado pela Portaria Nº 110, de 4 de fevereiro de 2021

DENOMINAÇÃO

Curso de Bacharelado em Farmácia

DIPLOMA

Bacharel em Farmácia

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial

VAGAS

140

DIMENSÕES DA TURMA

70 alunos

DURAÇÃO MÁXIMA

15 semestres

DURAÇÃO MÍNIMA

10 semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.000 horas

MENSALIDADE

R$ 1.155,00

APRESENTAÇÃO:

O Curso de Farmácia da Faculdade de Integração do Sertão - FIS tem a preocupação em atender e seguir a evolução da sociedade formando profissionais qualificados para o exercício profissional atendendo a demanda de um mercado em constante transformação.

O profissional de Farmácia estará capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos e medicamentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, preservação e conservação da saúde e, consequentemente a qualidade de vida.

Nessa perspectiva, ampliam-se ainda mais a responsabilidade social do Farmacêutico, desenvolver a assistência Farmacêutica de forma individual e coletiva, exercer a farmacoepidemiologia e também, integrar-se em programas de educação comunitária.

BASE LEGAL:

A concepção do Curso de Graduação em Farmácia da FIS está  amparada na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e demais instrumentos normativos da Educação Superior, em particular na Resolução nº 10 de 16 de Dezembro de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelados e dá outras providências.

Da mesma forma, a concepção do referido curso está fundamentada na Resolução nº 02 de 18 de Junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

O PPC do curso de Farmácia foi construído em total observância às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia definidas na Resolução MEC/CNE/CES Nº 6, de 19 de outubro de 2017.

OBJETIVO:

Formar, integralmente o Farmacêutico, um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Farmácia (Medicamentos, Análises Clínicas e Indústria), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Farmácia.

O desenvolvimento profissional do aluno da nossa instituição tem como base a formação de cidadãos compromissados com os valores e princípios éticos que regem a profissão do farmacêutico e que dessa forma ele possa cumprir seus conhecimentos e objetivos para a sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

  • Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de saberes e atividades em Farmácia de forma moderna e atualizada;
  • Aplicar conhecimentos sobre a área dos medicamentos e suas relações com os sistemas orgânicos;
  • Planejar, organizar, gerenciar e avaliar todo o processo da assistência farmacêutica;
  • Desenvolver e aplicar técnicas de ensino em sua área de atuação, iniciando em pesquisas através de programas de iniciação científica;
  • Aplicar conhecimentos sobre mecanismos socioculturais e econômicos que influenciam na disponibilidade, acesso aos medicamentos pela população de Serra Talhada e região.
  • Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades locorregionais;
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho.
  • Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Serra Talhada;
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região de Serra Talhada e entorno;

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Farmácia da Faculdade de Integração do Sertão oferece uma formação baseada em valores éticos e humanísticos, técnicos e científicos mediante um ensino teórico-prático e estímulo à pesquisa e à extensão superando o enfoque de uma formação tradicional voltada apenas para a transmissão do conhecimento com um fim em si mesmo. Proporciona uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, de maneira a capacitar o egresso para atuar, em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual imprescindíveis à formação.

O egresso do curso de Farmácia estará capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos e medicamentos, pautados em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade na promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população. A Instituição mantém convênios e parcerias com diversas instituições públicas e privadas  de saúde, nas quais é possível a inserção até mesmo de forma precoce em atividades práticas, do futuro egresso

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

A profissão farmacêutica é milenar e  de grande importância, por   zelar pela saúde e pelo bem-estar da população. O farmacêutico tem como parte central do seu currículo o estudo, produção, fabricação, manipulação e dispensação de medicamentos (fármacos). Atualmente, no Brasil a profissão pode ser exercida em mais de 70 diferentes áreas, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O Farmacêutico pode atuar profissionalmente em todas as esferas que os fármacos e medicamentos estão inseridos, pode atuar na Indústria de alimentos e medicamentos, laboratório de análises clínicas, análise e tratamento de água, vigilância sanitária, farmácia manipulação, drogarias, hospitais e postos de saúde. Pode ainda atuar em instituições de ensino na área de docência e pesquisa. A oferta de postos de trabalho no mercado está em expansão, na medida em que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e as necessidades de atenção farmacêutica se multiplicado. Cabe ao farmacêutico um amplo espectro de atuação e de participação na sociedade.

ESTRUTURA:

O Curso de Farmácia possui os laboratórios que visam contemplar disciplinas do ciclo básico tais como Laboratório de Anatomia, Laboratório Multidisciplinar, Laboratórios de Ciências Básicas I (Microscopia) e Laboratórios de Ciências Básicas II (microbiologia, bioquímica e histologia).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      A FIS também possui um laboratório Multidisciplinar de farmácia para realização das aulas práticas de química e disciplinas de Farmacotécnica, Tecnologia e Farmacognosia, além do Laboratório de Tecnologia dos Alimentos permitindo que os alunos realizem atividades que visam o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para excelência da formação do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

O currículo do curso é desenvolvido com base a nova DCN do curso de farmácia (RESOLUÇÃO Nº6, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017) na perspectiva da educação continuada, sendo concebido como uma realidade dinâmica, flexível, propiciando a integração teoria e prática, o diálogo entre as diferentes ciências e saberes, e as atividades facilitadoras da construção de competências. Nosso percurso formativo está estruturado nos pilares dos cuidados em saúde, Tecnologias em Saúde e Gestão em saúde, de forma a direcionar as disciplinas dos períodos nos contextos de cada pilar.

Coordenador: Prof. Me. Luiz André de Araújo Silva

Fone: (87)3831-1472 – Ramal 233

E-mail: farmacia@fis.edu.br

Opte por um futuro relevante

O Centro Universitário FIS - UniFIS, com limite territorial circunscrito ao município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, é mantida pela Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda., pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos. A Sociedade de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda. possui sede e foro no município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. Seu Estatuto Social foi inscrito no Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Serra Talhada, sob número de ordem 248 do livro A nº 03 – PJ, fls. 14, em 14 de Janeiro de 2004.

Fachada

Notícias Recentes

Portal Acadêmico

Código da Instituição - fis